SPED FISCAL

Administrar uma empresa, tem suas exigências postas pela Receita Federal e uma delas é o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), e pode ser motivo de dor de cabeça para muitas empresas. Este SPED FISCAL é um arquivo digital que informa todos os documentos fiscais e informações de impostos apurados de ICMS e IPI pelos contribuintes.

Este arquivo é de Suma importância para promover a integração dos Fiscos, mediante a padronização e compartilhamento das informações contábeis e fiscais, e deve ser enviado até o 20° (vigésimo) dia do mês subseqüente ao mês da apuração, independentemente de se tratar de dia útil, caso estas informações não estiverem corretas ou não forem entregues no prazo, a empresa sofrerá sanções.


Quem tem a obrigação de gerar os arquivos e enviar para o fisco?

A obrigação é do contribuinte, mas para que este arquivo vá correto fiscalmente é necessário que o Empresário tenha uma assessoria fiscal que é o nosso grande amigo Contador e o que também pode auxiliar é um Software House ERP.


CONTRIBUINTE X CONTADOR X SOFTWARE HOUSE: O papel de cada um.

Neste assunto, é de grande valia cada um saber o que realmente tem que ser feito para que o arquivo seja enviado no prazo e da forma correta. E para resolver este impasse é conveniente dividir as atividades de acordo com os conhecimentos de cada um, fazer um trabalho em equipe correto e eficaz. Em resumo, temos três envolvidos: Contribuinte, Software House e Contador.

  • O CONTRIBUINTE


É o responsável pela entrega do SPED FISCAL, é de suma importância o acompanhamento dos processos do Contador e Software House para que não saia algo errado e fique prejudicado com as multas e sanções fiscais.

  • A SOFTWARE HOUSE

É uma ferramenta para auxiliar na gestão da empresa e do SPED FISCAL, e com isto é nele que se encontra os inúmeros dados necessários para a geração deste arquivo de SPED. Estas informações contidas nele o Contribuinte deverá fazer o seu envio auxiliado pela Software House para o Contador. Este arquivo enviado ao contador devera bater as informações com as informações contábeis e assim enviado a seu destino final que é a Receita Federal. Os arquivos existentes nos programas de Software House é de armazenamento.

  • O CONTADOR

Ele é o responsável pela apuração dos impostos através dos recursos de seu sistema fiscal, com a comparação dos dados enviados pelo Contribuinte do Software House. Gerando assim ao final dessas comparações e ajustes necessários o arquivo de SPED FISCAL para ser enviado a Receita Federal onde os Contadores tem o acesso.


Em resumo é conveniente que o Contribuinte envie as informações armazenadas no Sistema de Software House para o contador para que ele gere o arquivo SPED FISCAL final. Para um bom arquivo de SPED FISCAL os três devem estar em comum controle e acordo, para que o Empresário não saia prejudicado de nenhuma forma. O objetivo dos 3 são os mesmos, que é o sucesso do Empresário.

1 visualização